Aprender a ensinar na educação infantil: o papel da universidade na formação do professor

Autores

  • Lucinéia Maria Lazaretti
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Resumo

O objetivo com o presente texto foi promover a reflexão sobre o papel da universidade na formação do professor de Educação Infantil, enfatizando o papel do estágio nesse processo formativo. Diante desse objetivo, foi desenvolvido um estudo bibliográfico, ancorado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, associado a um relato de experiência de estágio do Curso de Pedagogia de uma instituição pública do interior do Paraná. Entende-se que a Universidade deve ser o locus privilegiado para a formação do professor, pois garante acesso a conteúdos gerais e específicos que lhe permitem compreender a concepção de criança, os processos de aprendizagem e desenvolvimento, o planejamento, a organização do ensino e a rotina escolar. Concomitantemente, a escola básica é um espaço de interlocução com a instituição formadora, que explicita, coletivamente, conhecimentos, habilidades e projetos que possam problematizar e assegurar um ensino que promova aprendizagem e desenvolvimento a todas as crianças. O processo formativo evidenciou os desafios na formação e ação do professor, decorrentes da especificidade da atuação e da constituição histórica do perfil desse profissional. Reitera-se, por fim, a necessidade de compartilhar experiências de formação que ajudem a trilhar novos caminhos perante os desafios que ainda se entrecruzam na atuação docente.

Palavras-chave: Universidade. Educação Infantil. Formação e atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Lazaretti, L. M., Pereira Gonzaga de Moraes, S., & Lacanallo Arrais, L. F. (2017). Aprender a ensinar na educação infantil: o papel da universidade na formação do professor. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(1), 7–14. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/12585