Estudo bibliográfico sobre aspectos geradores de estresse que afetam o ser humano no ambiente de trabalho

Autores

  • Roselaine Bencke Batistti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Angela Maria Bavaresco Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este artigo é fruto de uma extensa pesquisa bibliográfica a respeito do estresse nos ambientes de trabalho. Enfatiza e define o que é e quais são os tipos de estresse, suas causas, consequências, sintomas e fases. Ressalta, ainda, a importância da saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, destacando as relações entre este e o estresse. Os fatores estressores no ambiente possuem ligações com a atividade profissional e o gerenciamento do trabalho na predisposição do adoecimento. Neste estudo são abordados aspectos do estresse e de suas manifestações físicas e emocionais, provocadas pelas atividades profissionais em um processo dinâmico do mundo industrial. A metodologia de pesquisa adotada tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento do estresse. O referencial teórico possibilitou reunir e conhecer informações em relação ao ambiente de trabalho em que o ser humano busca realização pessoal e profissional. Neste ambiente, o ser humano também sofre estímulos e dificuldades provocadas pelas mudanças e exigências do avanço tecnológico. A conexão de ideias, estudos e conhecimentos amplamente investigados, impulsionam a preservação e a construção de novas relações, vínculos, exigências e prazeres na vida do sujeito no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Organizações. Trabalho. Estresse.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselaine Bencke Batistti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do 9º período do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste.

Angela Maria Bavaresco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

Batistti, R. B., & Bavaresco, A. M. (2011). Estudo bibliográfico sobre aspectos geradores de estresse que afetam o ser humano no ambiente de trabalho. Unoesc & Ciência - ACHS, 1(2), 139–148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/124