NOÇÃO DE LÍNGUA: (RES)SIGNIFICAÇÕES DE SAUSSURE A PÊCHEUX

Autores

  • Liana Cristina Giachini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Priscila Steffens Orth Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS

Resumo

Neste artigo analisam-se diferentes noções de língua, a partir das (re)construções teóricas de autores que contribuíram significativamente com a Ciência Linguística. Para sustentar esse objeto de estudo, nesse espaço, efetuou-se pesquisa bibliográfica, de cunho analítico e descritivo, em que se abordam alguns aspectos dos estudos saussurianos que possibilitaram a definição do objeto da linguística: a língua. Nesse percurso, reconstitui-se a memória dos estudos que antecederam o linguista genebrino, mobilizando a noção de horizonte de retrospecção de Auroux. Em seguida, apresenta-se um olhar aos escritos de Michel Pêcheux, leitor de Saussure, que (res)significa a noção de língua a partir dos estudos anteriores e define o discurso como objeto de estudo da Análise de Discurso (AD). Nessa perspectiva, a língua passa a ser a materialidade de análise e estrutura que possibilita o acontecimento.

Palavras-chave: Língua. Linguística. Análise de Discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Cristina Giachini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, membro do Laboratório Corpus (UFSM)

Priscila Steffens Orth, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Mestra em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó, 

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia, Informática EaD e Letras. Membro da SBPC.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Giachini, L. C., Orth, P. S., & Lorenset, R. B. C. (2016). NOÇÃO DE LÍNGUA: (RES)SIGNIFICAÇÕES DE SAUSSURE A PÊCHEUX. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(2), 191–200. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/11944