ENSINO MÉDIO E OS PROJETOS DE VIDA DOS ADOLESCENTES DA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Juceli Baldissera Felckilcker Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Com este artigo objetivamos analisar como alunos que frequentam o Ensino Médio compreendem o papel da escola e do estudo no alcance de seus projetos de vida e as motivações inseridas na seleção desses projetos. A base empírica do artigo é uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza quali-quantitativa. A amostra foi composta por 103 alunos que se encontram no primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, em escolas da região Meio-Oeste catarinense. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico com perguntas fechadas e abertas. Por meio da análise de dados evidenciou-se que os alunos explicitam críticas em relação à quantidade de matérias a serem estudadas em um ano letivo, pois não há tempo suficiente para o aprofundamento dos conteúdos. Os alunos avaliaram que a escola, a etapa do Ensino Médio e os processos de estudo desempenham papel importante na construção de seus projetos de vida, preparando-os para suas escolhas. Entre os projetos de vida citados pelos alunos, identificou-se a continuidade dos estudos, seja na Faculdade ou em cursos formais e não formais, ter um emprego e dedicar-se à vida familiar. O que motiva os alunos a buscarem seus projetos é a vontade de ter uma vida estável no futuro, a busca por um emprego e o desejo de construir uma sociedade justa e igualitária.

Palavras-chave: Ensino Médio. Projetos de vida. Adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juceli Baldissera Felckilcker, Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Licenciada em Letras, Bacharel em Psicologia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Baldissera Felckilcker, J., & Ceron Trevisol, M. T. (2016). ENSINO MÉDIO E OS PROJETOS DE VIDA DOS ADOLESCENTES DA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 39–46. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10102