O PERFIL DO ALUNO EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Riceli Batista Lubian
  • Ardinete Rover
  • Regina Oneda Mello
  • Graciele Tonial

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o perfil dos alunos egressos dos Cursos EAD ofertados pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O objetivo foi identificar e analisar as competências dos alunos matriculados nos Cursos de Licenciatura em Informática e Processos Gerencias em relação às competências requeridas para a educação EAD. A pesquisa é do tipo qualitativa com recorrências a técnicas quantitativas. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas. A amostra contemplou 99 alunos de um universo de 405 alunos matriculados nos campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. O critério de seleção dos participantes foi ser aluno ativo dos cursos nos períodos de 2014 e 2015. Os resultados indicam que os alunos de EAD da Unoesc têm facilidade de acesso à internet, mas enfrentam dificuldades quanto ao domínio de recursos tecnológicos disponibilizados no portal de ensino e uso de ferramentas auxiliares do Office, como o editor de texto do Word. O estudo evidenciou, ainda, que os alunos reconhecem a contribuição do curso nas atividades profissionais e compreendem que a aprendizagem mediatizada pelas tecnologias exige comprometimento e organização.

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a distância. Competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Batista Lubian, R., Rover, A., Oneda Mello, R., & Tonial, G. (2016). O PERFIL DO ALUNO EM CURSOS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 69–78. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10017