Instalação de um sistema de alimentação de ar com trocador de calor para aplicação em leito fluidizado gasoso

Autores

Resumo

Os equipamentos utilizados para realizar a troca térmica são os trocadores de calor; estes, por sua vez, têm várias aplicações no ramo industrial, por isso, tem-se uma grande diversidade desses equipamentos de acordo com a necessidade do processo. Os mais utilizados nas indústrias são os de casco e tubos, pois realizam trocas de calor em grandes áreas, são de fácil manutenção e seus custos são mais econômicos. Para atender ao processo dos leitos fluidizados gasosos se utilizou um trocador de calor casco e tubos de passe 1-1, esses trocadores são de fácil construção e atendem ao processo de maneira eficiente. Para que o projeto funcione de forma satisfatória é necessário ter conhecimento da transferência de calor no processo entre o sistema e suas vizinhanças. O leito fluidizado inicia-se a uma velocidade mínima de fluidização, pois abaixo dessa velocidade não pode ser fluidizado, entretanto, se o leito fluidizado for muito acima da velocidade, os sólidos serão levados para fora do leito. O processo é alimentado por um soprador que capta a temperatura ambiente e libera na tubulação a uma temperatura de 75 °C; o ar aquecido é introduzido no trocador de calor que se testa para atender ao processo, na saída do trocador a temperatura do ar aquecido é de 32 °C, pois se a temperatura ultrapassar mais de 35 °C pode danificar o rotâmetro. Para a elaboração do protótipo foi realizada uma pesquisa bibliográfica de fundamentos teóricos, com o objetivo de melhor entender sobre o processo de trocas térmicas, termodinâmica e suas aplicações na indústria.

Palavras-chave: Trocador de calor. Transferência de calor. Leitos fluidizados gasosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Dezorde de Gouvêa, Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP em (2015). Realizou estágio em Engenharia Química, Engenharia de Processos e Analista de Laboratórios no SeMAE - Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto (2015). Tem experiência em instrumentação analítica, controle de qualidade de laboratórios na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água convencional e tratamento de esgotos. Construiu um biodigestor para estudos de dimensionamento e construção de sistemas de purificação, compressão e armazenamento de biogás, para posterior obtenção de ácido sulfúrico no Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP em (2015).

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Gouvêa, L. D. de, & Lima, M. Z. B. de. (2018). Instalação de um sistema de alimentação de ar com trocador de calor para aplicação em leito fluidizado gasoso. Unoesc & Ciência - ACET, 9(1), 49–58. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/14054