ANÁLISE DE DESEMPENHO E PADRONIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RECHEIO

Autores

  • Maria Julia Zambon Rosa UNOESC
  • Flávia Fernanda Faccin
  • Diogo Luiz de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Palavras-chave:

Coluna de destilação, Coluna de recheio, Razão de refluxo, Padronização

Resumo

A destilação é o método mais frequentemente utilizado na separação de misturas líquidas homogêneas, surgindo principalmente na etapa de purificação de matérias-primas, na separação dos produtos e no tratamento de efluentes. No presente trabalho testou-se a eficiência de separação de uma coluna de destilação recheada com anéis de rasching frente a perturbações na razão de refluxo, por meio da análise dos perfis de temperatura e composição. Paralelamente foram propostas adequações das atividades operacionais e analíticas, visando facilitar futuros estudos e pesquisas nesse equipamento. A torre foi operada em regime estacionário na separação de uma mistura binária de etanol e água. Os testes foram realizados buscando-se manter a temperatura da base em 92 ºC e variando-se a razão de refluxo em três situações: refluxo total, 2:1 e 1:2. Para cada caso foram retiradas amostras de todos os estágios, além do refervedor e do condensador, determinando-se as concentrações de cada corrente por picnometria. As composições mássicas de etanol encontradas na corrente de topo foram de 91%, 90% e 76% para os casos de refluxo total, refluxo 2:1 e refluxo 1:2, respectivamente. Ao longo do experimento foram propostas adequações nas operações do refervedor, do condensador, do sistema de isolamento térmico e da retirada de amostras, além de uma proposta de padronização no procedimento de picnometria. Conclui-se que a coluna de destilação estudada apresenta uma alta eficiência de separação para a mistura e as condições testadas, com resultados coerentes para cada razão de refluxo, estando apta para a realização de futuros estudos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARMIGNOTTO, G. P.; SIGAKI, P. T. A. Estudo do Uso de Energia em Colunas de Destilação - Exergia. Trabalho de Conclusão de Curso – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://sites.poli.usp.br/p/augusto.neiva/TCC/arquivos/1320068035.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

ECO EDUCACIONAL. Roteiro Didático Destilação: Regime Estacionário – Coluna com Recheios. São José: [s.n.], 2016.

LIMA, A. C.; SOARES, R. B.; MENDES, M. F. Estudo de uma Coluna Recheada para Produção de Etanol Anidro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2009. Anais [...] Uberlândia, MG, 2009.

MOTA, M. F. B. Implantação de um sistema de destilação atmosférica de petróleos no Labpetro-UFES e estudos quimiométricos de frações. 2008. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, 2008.

SILVA, M. G. Modelagem e Simulação de uma Coluna de Destilação para Separação dos Componentes Reacionais do Biodiesel em Matlab. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Zambon Rosa, M. J., Faccin, F. F., & de Oliveira, D. L. (2019). ANÁLISE DE DESEMPENHO E PADRONIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO COM RECHEIO. Unoesc & Ciência - ACET, 10(1), 7–14. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/20400