Espécies arbóreas potenciais ao sistema agrossilvicultural cacaueiro encontradas no Arboreto da CEPLAC- Ilhéus/Bahia

Autores

  • Viviane Maria Barazetti UNOESC
  • Marta Silvana Volpato Sccotti Universidade Federal de Rondônia
  • Marina Aparecida Costa Lima CEPLAC
  • João Paulo Farias Sousa CEPLAC
  • Kátia Bispo Curvelo CEPLAC
  • Demosthenes Lordello De Carvalho CEPLAC
  • Dan Érico Petit Lobão CEPLAC

Resumo

 

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueiro – CEPLAC, instituição de pesquisa que prioriza as ações voltadas à recuperação da economia regional, localizada no município de Ilhéus, Bahia, detêm três arboretos destinados ao cultivo de árvores, mantidas e ordenadas cientificamente, documentadas e identificadas. Os arboretos estão instalados em regiões ecologicamente distintas do estado: a) Estação Ecológica Pau-Brasil (ESPAB), no município de Porto Seguro; b) Estação Experimental Arnaldo Medeiros (ESARM), no município de Ilhéus; c) Estação Sósthenes de Miranda, (ESOMI), no recôncavo baiano. Esses arboretos têm por objetivos (i) manter uma coleção viva de espécies arbóreas de interesse à cacauicultura; (ii) proteção ex situ e in situ de espécies nativas; e (iii) avaliação do comportamento para subsidiar o manejo adequado de árvores para o sistema de proteção de topo (sombreamento) que proporciona conforto ambiental ao cacaueiro. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo caracterizar onze espécies arbóreas nativas do arboreto da ESARM, identificando seu uso, interesse econômico, sucessão ecológica, ocorrência natural, nome popular e científico. A pesquisa constou de duas etapas: uma parte de campo na qual se realizou a identificação das espécies ainda não identificadas, coleta de material botânico para a confecção de exsicatas e registros fotográficos para formação de galeria de fotos, e uma segunda etapa realizada no escritório que constou de revisão bibliográfica das espécies analisadas. Após levantamentos foram confeccionadas placas de identificação taxonômica das espécies, contendo nomes comum e científico, o ano de plantio e o número da parcela. Entre as espécies que compõe o arboreto analisado os táxons de maior interesse econômico, ecológico e social que tiveram as fichas dendrológicas analisadas foram Dalbergia nigra, Swietenia macrophilla, Centrolobium tomentosum, Arapatiella psilophylla, Gallesia integrifólia, Lecythis pisonis, Blepharocalyx salicifolius, Genipa americana, Terminalia brasiliensis, Joannesia princeps, Plathymenia foliolosa; essas espécies são trabalhadas visando a conservação produtiva e o aumento da genética no sistema de proteção ambiental do cacaueiro.

 Palavras-Chave: Sistema agroflorestal. Espécies nativas.  Cacau-cabruca. Mata Atlântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Maria Barazetti, UNOESC

Engenheira Florestal, mestrando em Produção vegetal na Universidade Estadual de Santa Cruz e Consultora ad hoc pela Fundação Pau-brasil (FUNPAB).

Marta Silvana Volpato Sccotti, Universidade Federal de Rondônia

Marina Aparecida Costa Lima, CEPLAC

João Paulo Farias Sousa, CEPLAC

Acadêmico de Engenharia AMbiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e estagiário da CEPLAC-CEPEC-SERAM

Kátia Bispo Curvelo, CEPLAC

Demosthenes Lordello De Carvalho, CEPLAC

Dan Érico Petit Lobão, CEPLAC

Engenheiro Florestal, DSc. Pesquisador da CEPLAC e Professor Adjunto da UESC/DCAA.

Downloads

Publicado

2012-01-26

Como Citar

Barazetti, V. M., Sccotti, M. S. V., Lima, M. A. C., Sousa, J. P. F., Curvelo, K. B., De Carvalho, D. L., & Lobão, D. Érico P. (2012). Espécies arbóreas potenciais ao sistema agrossilvicultural cacaueiro encontradas no Arboreto da CEPLAC- Ilhéus/Bahia. Unoesc & Ciência - ACET, 2(2), 139–156. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/742