Águas industriais: controle físico-químico e biológico do efluente e medida da eficiência do tratamento na agroindústria

Autores

  • José Carlos Azzolini UNOESC
  • Eduarda de Magalhães Dias Frinhani UNOESC
  • Lucas Fernando Fabro UNOESC

Resumo

 

Este trabalho contemplou um estudo experimental, relacionado com o monitoramento da eficiência do sistema de tratamento de efluentes de uma agroindústria da região do Meio- Oeste de Santa Catarina. A partir da determinação dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água, procurou-se avaliar a eficiência e o processo do sistema de tratamento de efluentes utilizados pela empresa, como objeto de estudo. Também foi avaliada a qualidade do efluente liberado pela respectiva empresa no corpo receptor. O tema foi determinado pela intensa atividade dos setores agroindustriais nessa região, fazendo com que haja uma produção de grandes volumes de efluentes que contribuem diretamente no índice de poluição das águas dos rios receptores. Por esse motivo, há a necessidade de monitoramento dos sistemas de tratamento utilizados pelas empresas dessa natureza; estes, por sua vez, devem ser condizentes com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes: Resolução do CONAMA n. 357, de 17 de março de 2005 e Lei n. 14.675, de 13 de abril de 2009. A realização do trabalho ocorreu  em uma agroindústria, denominada neste trabalho como empresa A, que utiliza sistema de tratamento de efluentes do tipo lodo ativado. As amostras dos efluentes para análise em laboratório foram coletadas em cinco pontos determinados e considerados estratégicos na empresa e no corpo receptor. Os resultados obtidos por meio das análises físico-químicas e biológicas em laboratório, demonstraram que os parâmetros de qualidade temperatura, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, cor, fósforo total, surfactantes, manganês, ferro, DBO e óleos e graxas, estão de acordo com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes, demonstrando que o sistema de tratamento de efluentes utilizado pela empresa A está operando com eficiência. Quanto ao parâmetro DQO, as legislações em vigor citadas não estabelecem padrões determinados.

Palavras-chave: Lodo ativado. Lançamento. Efluente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Azzolini, UNOESC

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina Área de Ciências Exatas e da Terra.

Eduarda de Magalhães Dias Frinhani, UNOESC

 

Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa; Mestre em Agroquímica e Bacharel em Química; professora da Área das Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Lucas Fernando Fabro, UNOESC

Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção Mecânica. ACET - Área de Ciências Exatas e da Terra

Downloads

Publicado

2011-08-15

Como Citar

Azzolini, J. C., de Magalhães Dias Frinhani, E., & Fabro, L. F. (2011). Águas industriais: controle físico-químico e biológico do efluente e medida da eficiência do tratamento na agroindústria. Unoesc & Ciência - ACET, 2(1), 95–104. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/721