Análise das propriedades físicas e mecânicas nas telhas de concreto fabricadas na cidade de Herval d´Oeste

Autores

  • Cristina Valcarenghi UNOESC
  • Angela Zamboni Piovesan UNOESC

Resumo

Telhas de concreto são componentes para cobertura com forma essencialmente retangular e perfil geralmente ondulado. Elas são compostas de cimento, agregado, água e aditivos (ou adições), e podem ser fornecidas na cor natural ou coloridas pela adição de pigmentos. O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade das telhas de concreto de diferentes cores e modelos, comparando os resultados obtidos com os critérios mínimos estabelecidos pela NBR 13858:2 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2009). O relatório mostra os resultados obtidos por meio de ensaios relacionados às características físicas e mecânicas das telhas de concreto fabricadas na cidade de Herval d’ Oeste. A amostra de pigmentação amarela apresentou melhores resultados referentes às características mecânicas, e as telhas onduladas e planas atingiram resultados de 16 e 10%, respectivamente, acima dos resultados das telhas naturais nos testes de ruptura à flexão. No teste de absorção de água, todas as amostras atingiram resultados satisfatórios. Já nas características físicas, todas as amostras foram rejeitadas. Tomou-se a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) como lócus de estudo, uma Instituição de Ensino Superior, considerando o interesse científico de seus pesquisadores nesse assunto. Em relação aos procedimentos metodológicos, as atividades realizadas foram pesquisa bibliográfica, acadêmica, laboratorial e de campo. Os resultados obtidos podem ser avaliados pelos engenheiros, tornando-os como base na escolha de telhas de concreto em suas construções. 

Palavras-chave: Telhas de concreto. Pigmentos. Propriedades físicas e mecânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Valcarenghi, UNOESC

Engenheira Civil, formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Angela Zamboni Piovesan, UNOESC

Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora da Área das Ciências Exatas de da Terra na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2011-08-15

Como Citar

Valcarenghi, C., & Piovesan, A. Z. (2011). Análise das propriedades físicas e mecânicas nas telhas de concreto fabricadas na cidade de Herval d´Oeste. Unoesc & Ciência - ACET, 2(1), 19–30. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/670