Diversidade genética e técnicas biotecnológicas

Autores

  • Laudete Maria Sartoretto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)
  • Poulo Celso Mello-Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (UFRG)

Resumo

Considerado o país da megadiversidade, o Brasil detém hoje, a maior diversidade biológica do planeta, tanto em relação às potencialidades genéticas quanto em relação ao número de espécies nos ecossistemas. A biodiversidade, juntamente com os fatores abióticos, são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e da estabilidade dos ecossistemas sendo considerada uma fonte inestimável de recursos econômicos. Porém, a crescente pressão social e a utilização desordenada dos recursos naturais pela população têm levado à degradação biótica e a fragmentação dos habitats, causando redução da diversidade genética e mudanças no microclima.

Dessa forma, o uso destas ferramentas representa um grande avanço na avaliação de populações florestais, as quais poderão ser utilizadas no monitoramento da variabilidade genética, na identificação de indivíduos ou famílias divergentes e construção de mapas genéticos, uma vez que a conservação da biodiversidade representa um dos maiores desafios deste século.

Palavras-chave: Biodiversidade. Biotecnologia. Técnicas moleculares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudete Maria Sartoretto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)

Laudete Maria Sartoretto. Engª Agrônoma, Doutora em Ciências Biológicas, Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus Xanxerê, Bairro Jardim Universitário, CEP 89820-000, Xanxerê, SC.

Poulo Celso Mello-Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (UFRG)

Paulo Celso de Mello-Farias. Eng. Agrônomo, Doutor em Biotecnologia Vegetal, Pesquisador da Universidade Federal de Rio Grande, Av. Itália Km 8, s/n, Campus Carreiros, Pro-Reitoria de Infraestrutura, CEP: 96201-900, Rio Grande, RS. Email: mellofarias@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2011-03-18

Como Citar

Sartoretto, L. M., & Mello-Farias, P. C. (2011). Diversidade genética e técnicas biotecnológicas. Unoesc & Ciência - ACET, 1(2), 155–162. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/166