A usinabilidade nos aços para cementação SAE 8620 e DIN 20MNCR5

Autores

  • Sérgio Luís Marquezi Unoesc
  • Sandro Luiz Ceccatto

Resumo

 

A usinabilidade dos materiais é de grande interesse na fabricação de componentes mecânicos, envolvendo a produção de peças por meio da formação do cavaco. A usinabilidade é uma condição que depende da interação entre o processo de usinagem e as características do material da peça. Sendo o objetivo estudar a usinabilidade dos aços SAE 8620 e DIN 20MnCr5, isto para que as empresas possam se apropriar da metodologia e dos resultados para aumentar a produtividade, em especial às empresas da região Meio Oeste de Santa Catarina. Os ensaios foram baseados na análise da composição química dos aços, na avaliação do acabamento superficial (rugosidade) e no monitoramento da potência consumida durante o processo de torneamento. Para este processo foram definidos os parâmetros de usinagem como: rotação, avanço de corte, profundidade de corte, geometria da ferramenta e números de ensaios, tendo a velocidade de corte como o principal parâmetro de influência durante a usinagem. Por meio deste ensaio, observou-se que a diferença entre a composição química dos aços não teve influência na avaliação do acabamento superficial, pois os valores encontrados de rugosidade nestes aços não apresentaram uma grande dispersão. Já para o monitoramento da potência consumida dos aços notou-se uma menor potência ativa no aço DIN 20MnCr5. Diante disso, comprovou-se experimentalmente que não existe diferença de usinabilidade entre o aço SAE 8620 e o DIN 20MnCr5, com os parâmetros e padrões de usinabilidade verificados. Também ficou comprovado que os resultados obtidos estão em concordância com a literatura consultada.

Palavras-chave: Usinabilidade. Aço SAE 8620. Aço DIN 20MnCr5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luís Marquezi, Unoesc

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Marquezi, S. L., & Ceccatto, S. L. (2012). A usinabilidade nos aços para cementação SAE 8620 e DIN 20MNCR5. Unoesc & Ciência - ACET, 3(1), 91–108. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/1508