DESCARTE DE MEDICAMENTOS, RESPONSABILIDADE DE TODOS

Autores

  • Nerly Marquezoti
  • Rafael Mariano de Bitencourt - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus Videira e Joaçaba - SC. - Centro Universitário FACVEST, Lages - SC - Faculdades Esucri - Escola Superior de Criciúma - SC. - Universidade do Sul de Santa catarina - UNISUL - Campos Tubarão - SC.

Resumo

O aumento populacional agrava o crescimento do uso de diversos medicamentos que, quando lançados indiscriminadamente no meio ambiente, afetam os animais, o solo, os lençóis freáticos e as fontes naturais de água, além de trazerem uma série de consequências ruins para a saúde pública. Além disso, parte do problema é a prescrição de medicamentos com quantidade de comprimidos ou cápsulas além do necessário, sendo que, após a utilização, esses medicamentos não utilizados são deixados guardados e, passando da validade, muitas vezes, são descartados em locais inapropriados, gerando a contaminação do meio ambiente e afetando tanto a flora quanto a fauna. Pensando nesses possíveis problemas, neste trabalho se propõe uma revisão sobre o tema levantado, bem como conscientizar a população videirense, por meio da distribuição de folder explicativo em diferentes pontos da cidade. Esse folder alerta o indivíduo sobre os possíveis danos causados pelo descarte incorreto de medicamentos e destaca a importância do papel de cada indivíduo em contribuir para que essa realidade seja minimizada. Além do mais, no presente estudo se retrata a necessidade de se disponibilizar pontos de coleta de medicamentos, vencidos ou de sobra de tratamentos, em locais comerciais que são referência em saúde, no Município de Videira, SC.

Palavras-chave: Descarte. Medicamentos. Coleta. Meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mariano de Bitencourt, - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus Videira e Joaçaba - SC. - Centro Universitário FACVEST, Lages - SC - Faculdades Esucri - Escola Superior de Criciúma - SC. - Universidade do Sul de Santa catarina - UNISUL - Campos Tubarão - SC.

Professor nos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Videira e Joaçaba - SC.

Professor no Curso de Farmácia no centro Universotário UNIFACVEST - Lages - SC

Professor no Curso de Psicologia na Escola Superior de Criciúma - ESUCRI

Professor no Curso de Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Tubarão - SC.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Marquezoti, N., & de Bitencourt, R. M. (2016). DESCARTE DE MEDICAMENTOS, RESPONSABILIDADE DE TODOS. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(1), 47–54. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/9862