CASO H: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE CONDUTA

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó
  • Viviane Kovacic Kovacic Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O atendimento psicológico infantil proporciona o entendimento de diferentes possibilidades de desenvolvimento humano. Neste artigo se apresenta o estudo de um caso atendido na modalidade de psicoterapia infantil, utilizando a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, para compreensão e intervenção. O caso tem como sujeito o H, um menino de cinco anos, que foi encaminhado para atendimento por sua escola, com queixa de comportamentos atípicos relacionados a sua dificuldade de socialização e convívio social, como agressividade, impulsividade, agitação, dificuldade em lidar com limites, descontrole emocional e falta de concentração na realização das atividades propostas, buscando oportunidades que o favoreçam e usando mentiras frequentemente. Tais comportamentos apontaram para indícios de uma psicopatologia e, diante disso, procedeu-se um psicodiagnóstico do caso, para posteriores encaminhamentos. Os resultados do psicodiagnóstico infantil evidenciaram diferenças significativas de H. em relação ao comportamento das outras crianças da mesma faixa etária, indicando condição de transtorno de conduta; porém, as características levantadas na análise permeiam discussões além da psicopatologia, no sentido da indicação e do trabalho psicoterapêutico para sua reinserção social e estimulação, contando com a participação de uma equipe interdisciplinar.

Palavras-chave: Psicoterapia infantil. Psicopatologia infantil. Bioecologia do Desenvolvimento. Bronfenbrenner. Transtorno de conduta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Viviane Kovacic Kovacic, Unoesc Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Garghetti, F. C., & Kovacic Kovacic, V. (2015). CASO H: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE CONDUTA. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(2), 171–178. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/7657