ESTUDO DOS PARÂMETROS E LEVANTAMENTO DAS ANÁLISES DO LABORATÓRIO DE SOLOS

Autores

  • Amanda Valentini Baseggio
  • Analu Mantovani
  • César Augustus Winck
  • Silvio Santos Junior

Resumo

Com o passar das décadas, vem ocorrendo melhoria da qualidade dos solos e da capacidade produtiva. Obter ganhos de produtividade em áreas já agricultáveis, por meios produtivos, é um dos principais objetivos. Por isso, torna-se cada vez mais necessário o emprego de análises de solos, as quais irão revelar as necessidades básicas dos mais diversos tipos de solos, podendo ser benéficos na melhoria nutricional e consequentemente no incremento produtivo. O trabalho objetivou fazer levantamento da quantidade de análises recebidas verificando as regiões de abrangência do laboratório e o estudo dos parâmetros físicos e químicos obtidos das amostras analisadas. O presente trabalho foi realizado no laboratório de solos da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Campos Novos, em 2014. As amostras de solos foram recebidas de produtores, técnicos, cooperativas, entre outros. Foi realizado levantamento das amostras química básica, química completa e física e as regiões de abrangência. Das análises físicas foi realizado estudo da argila e das químicas correlações dos parâmetros. As análises realizadas no laboratório foram de abrangência dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde 56,3% dos solos analisados apresentaram mais de 35% de teor de argila. Com a correlação dos parâmetros químicos, observou-se que o aumento do pH do solos aumenta os teores de cálcio, de magnésio e a saturação por bases, e o aumento da saturação por alumínio diminui a saturação por bases. Essas correlações explicam de 46 a 94% da variância entre os parâmetros avaliados.

Palavras-chave: Análise física. Análise química. Correlação.

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

Baseggio, A. V., Mantovani, A., Winck, C. A., & Junior, S. S. (2015). ESTUDO DOS PARÂMETROS E LEVANTAMENTO DAS ANÁLISES DO LABORATÓRIO DE SOLOS. Unoesc & Ciência - ACBS, 6(1), 81–88. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/7040