O ENSINO DA PERSPECTIVA SKINNERIANA SOBRE A PERSONALIDADE PELOS FILMES BATMAN BEGINS E O CAVALEIRO DAS TREVAS

Autores

  • Claudio Herbert Nina-e-Silva Universidade de Rio Verde

Resumo

A forma tradicional de ensino da Análise do Comportamento nos cursos de graduação em Psicologia tem sido objeto de questionamento, recentemente. O uso de práticas de laboratório envolvendo animais como recurso didático para a aprendizagem de princípios é considerado desmotivador pelos alunos. Por outro lado, o uso de filmes para esse fim tem sido bem-sucedido no ensino de várias disciplinas na Psicologia. Desse modo, o presente estudo objetivou verificar a exequibilidade do uso dos filmes Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas para ilustrar o ponto de vista skinneriano acerca da personalidade. Para tanto, ambos os filmes foram analisados a partir da perspectiva analítico-comportamental de personalidade. Os resultados da análise dos filmes evidenciaram que eles ilustram adequadamente a noção analítico-comportamental, segundo a qual a personalidade é um conjunto de vários repertórios de comportamento adquiridos por uma pessoa ao longo da vida. Desse modo, os filmes analisados podem ser utilizados adequadamente como ilustrações didáticas da visão skinneriana de personalidade.

Palavras-chave: Personalidade. Análise do comportamento. Recursos didáticos. Ensino de Psicologia. Batman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Herbert Nina-e-Silva, Universidade de Rio Verde

Professor Adjunto de Psicologia da Personalidade, Neurofisiologia e Fisiologia Endócrina, Escola de Ciências da Saúde, Faculdade de Psicologia, Universidade de Rio Verde. Laboratório de Psicologia Anomalística e Neurociências.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Nina-e-Silva, C. H. (2014). O ENSINO DA PERSPECTIVA SKINNERIANA SOBRE A PERSONALIDADE PELOS FILMES BATMAN BEGINS E O CAVALEIRO DAS TREVAS. Unoesc & Ciência - ACBS, 5(2), 197–202. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/4998