GINÁSTICA LABORAL E NÍVEIS DE ESTRESSE EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Cássia Bergamaschi Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física, da Unoesc-Chapecó.
  • Paulo Pagliari Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc-Chapecó.
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A proposta deste estudo foi comparar o nível de estresse de dois grupos de funcionários (idade m=28,66, dp=10,3) da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó, um participante (n=16) e outro não participante (n=14) em um programa de ginástica laboral. Como método, foi utilizado o questionário “Teste o seu nível de estresse” proposto por Oliveira (2002). Para a análise de dados, utilizou-se o sistema de categorias proposta pelo autor e o cálculo de medias para averiguar diferenças quantitativas dentro das categorias. Os principais resultados observados relatam melhores níveis de estresse nos homens, no grupo com idade entre 41 e 60 anos, e nos funcionários com cargos de administração geral, todos praticantes de ginástica laboral. Como conclusão, é possível apontar uma relação positiva entre o programa de ginástica laboral aplicado aos funcionários e aos seus níveis de estresse. É sugerido que instrumentos específicos sejam desenvolvidos em futuros estudos considerando a variedade de situações, tarefas e funções que são desenvolvidas dentro de uma universidade.

Palavras-Chave: Ginástica laboral. Estresse. Funcionários. Universidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Bergamaschi, Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física, da Unoesc-Chapecó.

Pós graduanda em Personal Training, pela Unoesc-Chapecó. Licenciada em Educação Física, pela Unoesc-Chapecó.

Paulo Pagliari, Coordenador do Curso de Educação Física da Unoesc-Chapecó.

Mestre em Educação, pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná.

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona. Mestre em Atividade Física, Exercício e Esporte, pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunya. Mestre em Psicologia do Esporte, pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Professor dos Cursos de Educação Física e Psicologia da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Bergamaschi, C., Pagliari, P., & Zawadzki, P. (2013). GINÁSTICA LABORAL E NÍVEIS DE ESTRESSE EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Unoesc & Ciência - ACBS, 4(2), 135–144. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/3582