AVALIAÇÃO DO PERFIL GLICÊMICO DE PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE BELMONTE, SC

Autores

  • Filomena Marafon
  • Lediane Tomazi
  • Eduardo Ottobelli Chielle UNOESC

Resumo

Diabetes mellitus é um grave problema de saúde pública, altamente limitante, com elevadas taxas de morbidade e mortalidade. O controle glicêmico do paciente pode ser efetuado com as dosagens de glicose a curto prazo e com a dosagem de hemoglobina glicada, a qual permite avaliar, aproximadamente, 120 dias precedentes ao exame, sendo considerada, dessa forma, o parâmetro de escolha para avaliação dos diabéticos. Participaram do estudo todos os pacientes diabéticos do Município de Belmonte, SC. Coletaram-se amostras por punção venosa de sangue total com EDTA e de plasma com fluoreto para realização das dosagens de hemoglobina glicada e glicose, respectivamente; aplicou-se um questionário de perguntas fechadas para se obterem dados de importância ao estudo. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Escola da Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde foram realizados os exames. Controle glicêmico referido como ótimo foi representado por 42% dos pacientes, e 10% deles apresentaram um controle péssimo. Ao correlacionar variáveis, refere-se como mais importante o seguimento da dieta e o tempo de patologia. Os resultados obtidos são um indicativo da necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas à promoção e prevenção da saúde desse grupo.

Palavras-chave: Diabetes mellitus. Perfil glicêmico. Glicose. Hemoglobina glicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ottobelli Chielle, UNOESC

Graduação em Farmácia - Bioquímica Clínica, mestre e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela UFSM. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Departamento de Ciência Biológicas e da Saúde.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Marafon, F., Tomazi, L., & Ottobelli Chielle, E. (2016). AVALIAÇÃO DO PERFIL GLICÊMICO DE PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE BELMONTE, SC. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(1), 25–30. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/2620