A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento das inteligências múltiplas

  • Daiane Altenhofen
  • Leila Salvini
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas, Educação Física, Escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar o estímulo para o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências durante as aulas de Educação Física de uma turma do sexto ano de uma escola pública do Município de Maravilha, SC. Foram realizadas observações sistematizadas em 19 aulas, após foram feitas análises baseadas na teoria proposta por Gardner (1995). Por meio dos instrumentos de coleta de dados e sua comparação com a teoria, foi possível concluir que as aulas observadas contemplaram sete dos oito tipos de inteligências, predominando a Inteligência Espacial, seguida da Corporal-cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal, não sendo trabalhada a Inteligência Musical durante as aulas observadas. Percebe-se que as aulas de Educação Física na Escola, quando planejadas com qualidade, têm o potencial de estimular o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências e, com isso, contribuir na formação integral do aluno.

Biografia do Autor

Daiane Altenhofen

Formação em Educação Física Licenciatura (UNOESC)

Bacharelado em Educação Física (Hórus)

Especialização em Educação Física (Hórus)

Especializaçõa em Psicomotricidade Funcional (Bagozzi)

Leila Salvini
Doutora em Educação Física - Universidade Federal do Paraná (UFPR)Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte  (ALESDE) 

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Publicado
28-05-2019
Como Citar
Altenhofen, D., & Salvini, L. (2019). A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Unoesc & Ciência - ACBS, 10(1), 7-14. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/19246