Nomofobia: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Mari Bela Maziero Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC https://orcid.org/0000-0001-6620-0409
  • Lisandra Antunes de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste.

Resumo

Com a chegada das novas tecnologias e com a interatividade presente na vida diária das pessoas, os computadores, os telefones celulares e a internet tornaram-se instrumentos de amplo uso, desencadeando um dos maiores fenômenos mundiais do século XXI. Neste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura sobre nomofobia, tendo como base sites como Scielo, Bvsms, Lilacs, entre outros; utilizou-se como parâmetro os termos: telefones celulares, computadores, internet, transtornos de ansiedade e nomofobia. A inexistência de produções científicas com esses termos na língua portuguesa em sites específicos e a partir da constatação de publicação de obra brasileira na língua inglesa, tomou-se esta como literatura original e partiu-se para a pesquisa de artigos complementares citados nela em bases de dados internacionais por meio do Portal Periódico CAPES. A busca eletrônica foi feita de fevereiro a abril de 2016. Estudos pioneiros realizados no Brasil apontam que as novas tecnologias produzem impactos e mudanças no comportamento, nas emoções, na vida social e pessoal e, ainda, na vida profissional dos usuários. São imprescindíveis novas pesquisas para determinar se a nomofobia pode ser compreendida como uma das mais novas classificações psiquiátricas do século XXI ou se consiste somente em substratos de outros transtornos.

Palavras-chave: Telefones celulares. Computadores. Internet. Transtornos de ansiedade. Nomofobia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mari Bela Maziero, Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Psicóloga, graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Pós-graduada em nível de especialização em Saúde Mental e Coletiva (2014) e Avaliação Psicológica (2016) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atuante nas políticas públicas da Assistência Social, CRAS-Centro de Referencia da Assistência Social desde 2010.

Lisandra Antunes de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste.

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Maziero, M. B., & Antunes de Oliveira, L. (2017). Nomofobia: uma revisão bibliográfica. Unoesc & Ciência - ACBS, 8(1), 73–80. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/11980