COMPREENDENDO O CIÚME NA RELAÇÃO CONJUGAL: UM OLHAR SISTÊMICO

Autores

  • Marine Cortellini Turatti Unoesc Chapecó
  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Resumo

No presente artigo visou-se compreender o ciúme na relação conjugal por meio de um estudo de caso com base na Teoria Sistêmica. Essa abordagem considera que o sistema em que o indivíduo está inserido influencia no comportamento de seus membros. Dessa forma, a família é um sistema no qual os membros se influenciam mutuamente. Os dados para análise foram coletados mediante os 17 atendimentos realizados com um casal. A queixa principal era o ciúme excessivo da esposa que estava contribuindo para uma relação problemática. A análise dos dados foi por meio da análise de conteúdo com base nos conceitos da abordagem sistêmica. Os dados analisados permitiram um melhor entendimento do conflito conjugal influenciado pelo ciúme, possibilitando uma compreensão da interferência da família nesse contexto.

Palavras-chave: Abordagem sistêmica. Relação conjugal. Ciúme. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marine Cortellini Turatti, Unoesc Chapecó

Psicóloga

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Professora do curso de Psicologia da UNOESC Chapecó e Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Turatti, M. C., & Lucas, M. G. (2016). COMPREENDENDO O CIÚME NA RELAÇÃO CONJUGAL: UM OLHAR SISTÊMICO. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(2), 145–152. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/11945