Sintomas da Síndrome de Burnout em profissionais psicólogas

Autores

  • Carla Fabiana Campos Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Scheila Beatriz Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O profissional da psicologia pode desempenhar diversas atividades em razão de que o seu campo de atuação se maximizou com o passar dos tempos. Dessa forma, neste trabalho de investigação buscou-se aferir a presença de sintomas que caracterizem a Síndrome de Burnout em sete profissionais da psicologia que compõem o Núcleo de Psicologia do Munícipio de Campos Novos, Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista individual semiestruturada e o Questionário Jbeili para Identificação Preliminar da Burnout. Os resultados obtidos por meio da presente pesquisa apontam que, entre as psicólogas pesquisadas, três apresentam sintomas que indicam possibilidade futura de desenvolvimento da Síndrome de Burnout e quatro apresentam sintomas compatíveis com a fase inicial dessa Síndrome. É importante destacar que, por diversas vezes, os sintomas podem ser confundidos com outras patologias, assim, é de fundamental importância a realização de um diagnóstico diferencial.

Palavras-chave: Psicólogas. Síndrome de Burnout. Sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fabiana Campos Pereira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicóloga. Especialista em Psicopatologia e em Avaliação Psicológica e Diagnóstico pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de Joaçaba.

Scheila Beatriz Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de Joaçaba.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Campos Pereira, C. F., & Sehnem, S. B. (2017). Sintomas da Síndrome de Burnout em profissionais psicólogas. Unoesc & Ciência - ACBS, 8(1), 81–86. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/11889