AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE PSEUDOFRUTOS DAS CULTIVARES DE MORANGUEIRO ORGÂNICO: ALBION E CAMAROSA

Autores

  • Marta Casonatto Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
  • Ana Paula Ribak Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Resumo

O objetivo neste trabalho foi analisar os cultivares de morangos Camarosa e Albion quanto ao tamanho, comprimento, diâmetro, peso e brix do fruto. Para este estudo foram utilizadas amostras de cada cultivar, e no laboratório de biotecnologia da Unoesc de Xanxerê foram efetuadas avaliações de peso, comprimento, diâmetro, graus de brix e pH. O morango é um pseudofruto muito apreciado, e seu cultivo vem sendo ampliado a cada ano. Cultivares de morango orgânico têm muita aceitação por este ser considerado um pseudofruto limpo, saudável e com sabor mais intenso; o cultivo natural possibilita uma melhor qualidade de vida aos produtores. Com o estudo, foi possível observar diferenças significativas entre as cultivares para os parâmetros peso e o diâmetro do fruto. A cultivar Albion apresentou frutas de maior calibre e peso de massa, o que pode possibilitar menor utilização de mão de obra para a colheita, bem como melhores ganhos econômicos.

Palavras-chave: Brix. PH. Saúde. Sabor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Casonatto, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Xanxerê – SC.

Ana Paula Ribak, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

 Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Xanxerê – SC. 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Casonatto, M., Ribak, A. P., & Tedesco, A. L. (2016). AVALIAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE PSEUDOFRUTOS DAS CULTIVARES DE MORANGUEIRO ORGÂNICO: ALBION E CAMAROSA. Unoesc & Ciência - ACBS, 7(2), 131–136. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acbs/article/view/10941