RELATO DE CASO CLÍNICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNOESC

Autores

  • Gabriel Carneiro Antunes UNOESC
  • Tailane Brol UNOESC
  • Raquel Melo UNOESC
  • Francisco Fronza
  • Lea Maria Franceschi Dallanora

Resumo

As disfunções temporomandibulares (DTM) referem-se a um conjunto de condições que afetam os músculos da mastigação e a ATM e são provavelmente os achados mais comuns de quem examina pacientes com disfunção mastigatória. O presente relato de caso visa demonstrar o diagnóstico provável e o tratamento executado no caso de um paciente com sinais e sintomas com disfunção temporomandibular. A paciente R.M., 23 anos, do gênero feminino, apresentou-se à clínica de DTM com queixas de estalido, dor na ATM e na face, relatando ter iniciado há cerca de cinco anos após a finalização de tratamento ortodôntico. Para esse caso clínico, foram realizados exames clínicos e anamnese próprios para casos de DTM, propostos pelo componente curricular, radiografia panorâmica e transcraniana de ATM direita e esquerda na posição de boca aberta e fechada, e elaboração do modelo em gesso montado em articulador semiajustável (ASA). De acordo com a literatura, e analisando os dados obtidos no histórico da paciente, tem-se como diagnóstico provável deslocamento do disco articular com redução, em que o disco se encontra deslocado à frente do côndilo quando a boca está fechada. Perante esse diagnóstico, optou-se por confeccionar uma placa miorrelaxante em ASA, encaminhado para o laboratório de prótese para confecção dela, posteriormente sendo ajustada e instalada na paciente para tratamento e acompanhamento. A placa miorrelaxante instalada protege os dentes de sofrerem desgastes, promove o alívio das articulações temporomandibulares frente a forças excessivas que se formam durante a desordem e gera o relaxamento da musculatura hiperfuncional. No retorno, a paciente relatou ausência de dor na face e diminuição dos ruídos articulares, o que demonstra que o tratamento está alcançando o que foi proposto, agregando conhecimento e experiência para esta área da Odontologia que tem sido a causa de grande procura de atendimento por pacientes diagnosticados com disfunções temporomandibulares.

Palavras-chave: Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular. Articulação temporomandibular. Côndilo mandibular. Bruxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Antunes, G. C., Brol, T., Melo, R., Fronza, F., & Dallanora, L. M. F. (2014). RELATO DE CASO CLÍNICO DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNOESC. Ação Odonto, 2(3), 20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/6177

Edição

Seção

Resumo Categoria II