Manejo odontológico do paciente com osteonecrose associada ao uso de bisfosfonatos

Autores

  • Rafael Luís Usinger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Acir José Dirschnabel
  • Grasieli de Oliveira Ramos

Resumo

Os bisfosfonatos (BFs) são fármacos utilizados na prevenção e no tratamento de doenças ósseas, em que há um intenso trabalho dos osteoclastos na reabsorção óssea. Como efeito adverso, tais fármacos podem interferir na angiogênese, por meio da inibição do fator de crescimento endotelial vascular, e desenvolver metástases ósseas nos ossos maxilares, sobretudo após exodontias. O objetivo com este trabalho foi descrever, a partir de uma revisão de literatura, as linhas de orientação a considerar durante o atendimento odontológico na abordagem de pacientes em tratamento com bisfosfonatos. Foram utilizados artigos das plataformas de pesquisa da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scielo e Pubmed. A osteonecrose associada a bisfosfonatos (OABF) é uma condição clínica caracterizada por uma região com osso necrótico exposto, na área maxilofacial, que não cicatriza há mais de oito semanas, em pacientes que usam ou fizeram o uso de bisfosfonatos. A OABF possui três estágios: exposição e necrose óssea assintomática; exposição e necrose óssea com dor e infecção; e exposição de tecido ósseo necrótico, dor, infecção, fratura patológica, fístula extraoral e extensa osteólise. Durante todos os estágios é recomendado o uso de um colutório antibacteriano como a clorexidina 0,12%. A partir do segundo estágio, a utilização de antimicrobianos orais é necessária, além de fármacos para o controle da dor. Também poderá ser necessária a realização de desbridamento cirúrgico superficial para alívio da irritação dos tecidos moles. No terceiro estágio, além do desbridamento cirúrgico, a ressecção do osso exposto. Ainda não existem evidências científicas que sustentem a instalação de implantes dentários ou até mesmo um protocolo seguro. A OABF ainda é uma condição nova, a qual necessita de maiores estudos e protocolos de tratamento adequados.

 Palavras-chave: Osteonecrose associada a bisfosfonatos. Doenças maxilomandibulares. Osteonecrose dos maxilares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, Ana Isabel; GOMES, Pedro de Sousa; FERNANDES, Maria Helena. Osteonecrose dos Maxilares Associada ao Uso de Bifosfonatos. Parte II: Linhas de Orientação na Consulta de Medicina Dentária. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, Lisboa. v. 51, n. 10, p. 185-191, 2010. Disponível em: <http://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-estomatologia-medicina-dentaria-e-cirurgia-maxilofacial-330/pdf/S164628901070008X/S300/> Acesso em: 4 set. 2017.

GEGLER, Anderson et al. Bisfosfonatos e osteonecrose maxilar: revisão de literatura e dois relatos de caso. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro. v. 52, n. 1, p. 25-31, jan./fev./mar., 2006. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/rbc/n_52/v01/pdf/relato_caso.pdf> Acesso em: 19 maio 2016.

NEVILLE, Brad W.; DAMM, Douglas D.; ALLEN, Carl M.; BOUQUOT, Jerry E. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. xviii, 972 p.

OLIVEIRA, Murilo Moura et al. Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos. Revista Salusvita, Bauru. v. 34, n. 2, p. 341-352, 2015. Disponível em: <http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n2_2015_art_12.pdf> Acesso em: 19 maio 2016.

RAJENDRAN, R; SIVAPATHASUNDHARAM, B. Textbook of oral pathology. 7. ed. India: Elsevier, 2012. 2869 p.

RUGGIERO, Salvatore L. et al. Medication-Related Osteonecrosis of the Jaw: 2014 Update. American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons, Rosemont. 2014. Disponível em: <http://www.aaoms.org/docs/govt_affairs/advocacy_white_papers/mronj_position_paper.pdf> Acesso em: 4 set. 2017.

SANTOS, Luciano Cincurá Silva et al. Influência do uso de bisfosfonatos em pacientes submetidos a implantes dentários: revisão de literatura. Revista Bahiana de Odontologia, Salvador. v. 7, n. 1, p. 22-30, mar., 2016. Disponível em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/706/578> Acesso em: 19 maio 2016.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

Usinger, R. L., Dirschnabel, A. J., & Ramos, G. de O. (2018). Manejo odontológico do paciente com osteonecrose associada ao uso de bisfosfonatos. Ação Odonto, (2). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/16004

Edição

Seção

Resumo Categoria II