Cirurgia de Marsupialização: relato de caso

Autores

  • Franciele Andressa Käfer Universidade Do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Pezzini Unoesc
  • Tharzon Barbieri UNOESC

Resumo

Cisto periapical que não regride após tratamento endodôntico é considerado uma doença persistente; consequentemente, medidas clínicas de alta complexidade são necessárias para a resolução do quadro. Neste trabalho visou-se relatar um caso clínico de cirurgia de marsupialização de cisto periapical de grande extensão na região anterior de mandíbula. Paciente E. D. R., 60 anos, leucorderma, gênero masculino, compareceu em consulta de emergência na Clínica Integrada IV da Unoesc com queixa de aumento de volume em região mentual e sintomatologia dolorosa, relatou que recorrentemente a lesão drenava via mucosa vestibular. O paciente já havia procurado atendimento em serviço público, quando foram tratados endodonticamente todos os dentes envolvidos pela lesão (41, 31, 32), sem regressão desta. O procedimento cirúrgico iniciou, sob anestesia infiltrativa local, com uma incisão circular com bisturi n. 15c, abrangendo gengiva inserida e gengiva livre. Após a aspiração do líquido citrino da lesão e irrigação abundante com soro fisiológico, foi inserido um dreno de policloreto de vinila (PVC) e realizada a estabilização suturando as bordas da incisão e da cânula com fio de seda 4-0. O paciente foi instruído a irrigar o local com soro fisiológico duas vezes ao dia. Durante o período de proservação, optou-se pelo retratamento endodôntico dos dentes 41, 31 e 32 e acompanhamento da regressão da lesão para a remoção do dreno. Com a neoformação óssea na região será realizada a enucleação cirúrgica para eliminar a lesão e prevenir recidivas.

Palavras-chave: Cisto periapical. Cisto ósseo. Cirurgia bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

POGREL, MA, JORDAN RCK. Marsupialization as a Definitive Treatment for the Odontogenic Keratocyst. J Oral Maxillofac Surg 2004.

JUNIOR, HCO, et al. Surgical decompression in the treatment of cystic lesions of the oral cavity. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.14, n.1, p. 15-20 , jan./mar. 2014.

NEVILLE, B.W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. 2a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan; 2009.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Käfer, F. A., Pezzini, C., & Barbieri, T. (2017). Cirurgia de Marsupialização: relato de caso. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/13622

Edição

Seção

Resumo Categoria III - São Miguel do Oeste