MANEJO DE PACIENTES COM DOENÇA PERIODONTAL E DOENÇA CARDIOVASCULAR

Autores

  • Daniela Bonamigo UNOESC- Joaçaba
  • Jaine Pellizzari UNOESC- Joaçaba
  • Soraia Almeida Watanabe Imanishi UNOESC- Joaçaba
  • Acir Jose Dirschnabel UNOESC- Joaçaba
  • Marcelo da Silva Muniz UNOESC- Joaçaba

Resumo

A doença periodontal (DP), pelo seu fator bacteriano, vem sendo considerada um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares (DC). O conhecimento da relação entre DP e DC por parte dos dentistas e médicos é um fator importante para eliminar estes problemas. A doença periodontal é um processo inflamatório que afeta os tecidos de suporte dos dentes. A doença cardiovascular é representada por um amplo espectro clínico que varia desde a doença aterosclerótica assintomática, passando por quadros de angina estável ou angina de esforço, até os quadros mais graves de infarto agudo do miocárdio. Neste trabalho objetivou-se a explanação de conhecimentos básicos a respeito da relação, interação e manejo de pacientes cardiovasculares com seu fator de risco que é a doença periodontal. Deve-se realizar primeiramente uma anamnese detalhada, e quando o paciente relatar alguma anormalidade ou doença sistêmica, questionar sobre o controle da mesma. Desta forma, para realizar tratamentos da área odontológica em pacientes com DC, o Cirurgião Dentista deverá ter o conhecimento da área médica, sobre os tipos de doenças cardíacas, interação de fármacos e anestésicos com a odontologia. A associação entre DP e DC pode ocorrer de quatro formas diferentes: A primeira seria o efeito direto dos agentes infecciosos presentes no biofilme dentário, participando na formação da placa de ateroma. Outra forma ocorreria através dos efeitos indiretos ou mediados pelo hospedeiro, adicionados pela infecção periodontal. A terceira partiria de uma predisposição genética comum para ambas as doenças e por fim, a última se daria devido aos fatores de risco serem comuns para tais patologias. É importante salientar que os profissionais da saúde devem estar cientes da relação entre DC e DP e encaminhar esses pacientes para cuidados necessários, afim de que seja possível a diminuição dos riscos das doenças cardiovasculares e doença periodontal.

Palavras chaves: Doença cardiovascular. Doença Periodontal. Fator de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bonamigo, UNOESC- Joaçaba

Graduanda do curso de  Odontologia

Jaine Pellizzari, UNOESC- Joaçaba

Graduanda do curso de Odontologia

Soraia Almeida Watanabe Imanishi, UNOESC- Joaçaba

Professora da instituição de ensino Unoesc, Curso de Odontologia

Acir Jose Dirschnabel, UNOESC- Joaçaba

Professor da instituição de ensino Unoesc, Curso de Odontologia

Marcelo da Silva Muniz, UNOESC- Joaçaba

Professor da instituição de ensino Unoesc, Curso de Odontologia

Referências

LINDHE, Jan; KARRING, Thorkild; LANG, Niklaus P. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: Doença periodontal como risco para doença sistêmica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, cap. 21, p. 456-460.

MAIA, Alexandre Pinto et al. Como problemas cardíacos podem ter relação com as doenças periodontais: Relação entre doença periodontal e doença cardiovascular. Revista Perio News, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 295-298, Out./Nov./Dez. 2008.

MELO, Everane Cristina dos Santos; DANTAS, Cristiana Carina de B.L.; BARBOZA, Adelmo Farias. Manejo clínico de paciente cardiopatas em periodontia. Revista Periodontia, São Paulo, vol. 19, n.4, p.30-36, Dez. 2009.

NEWMAN, Michael G.; TAKEI, Henry H.; KLOKKEVOLD, Perry R.; CARRANZA, Fermin A. Carranza. Periodontia clínica: Tratamento periodontal em pacientes sistemicamente comprometidos. 10 ed. São Paulo: Elsevier, 2007, cap.44, p. 650-657.

VANDERLEI, Ana Claudia de Queiroz et al. Periodontia e Cariologia controle e manutenção da saúde bucal: Considerações atuais da relação entre a doença periodontal e a doença cardiovascular. Revista Perio News, São Paulo, v.1, n.3, p.249-254. Jul./Ago./Set. 2007.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Bonamigo, D., Pellizzari, J., Almeida Watanabe Imanishi, S., Dirschnabel, A. J., & da Silva Muniz, M. (2016). MANEJO DE PACIENTES COM DOENÇA PERIODONTAL E DOENÇA CARDIOVASCULAR. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10446

Edição

Seção

Resumo Categoria II