A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA REALIZAR ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Autores

  • Tailine Perondi Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC
  • Gabriela Pegoraro UNOESC
  • Maite Benedetti UNOESC
  • Mariana Matté UNOESC
  • Ana Carolina Telesca Unoesc
  • Soraia Mariá Hack Comunello UNOESC

Resumo

Diagnóstico situacional é compreendido como um processo de coleta e análise de dados colhidos do local e grupo que se irá trabalhar para conhecer sua realidade. Este trabalho descreve a percepção de 5 acadêmicas do terceiro período de odontologia sobre a importância em realizar o diagnóstico situacional antes da atividade de educação em saúde bucal em escolares. Na Escola Municipal de Joaçaba SC, as acadêmicas de odontologia coletaram informações, entre outras, relativas a hábitos alimentares, higiene das crianças e condições socioeconômicas de uma turma de 19 alunos do terceiro ano fundamental I. Com base nos dados coletados, constataram que o colégio possuía em sua maioria alunos de famílias de classe baixa, algumas tendo renda de menos de um salário mínimo por família e a maioria não tinha acesso a frutas. Observou-se ainda, a falta de nutricionista na determinação do lanche das crianças na escola (composto de leite e chocolate em pó com bolacha). Além disso, elas não tinham o hábito nem eram estimuladas a lavar as mãos. A partir destas constatações, decidiram realizar uma atividade de elaboração de uma salada de fruta (de preços acessíveis) pelos escolares, trabalhando higienização das mãos, higiene no preparo dos alimentos, alimentação saudável e menos cariogênica, destreza manual, organização, limpeza e trabalho em equipe. As acadêmicas de odontologia relataram que todas as crianças da sala participaram ativamente da atividade proposta, sem desviar a atenção do começo ao fim da atividade, entendendo a importância em lavar as mãos, interagindo e se surpreendendo por poderem construir uma sobremesa saudável sem grandes dificuldades, provando frutas que nem conheciam, aceitando ou recusando o novo sabor. As acadêmicas concluíram que a ideia surgiu pela percepção de criar uma atividade que suprisse as necessidades do grupo e o sucesso aconteceu pelo interesse em aprender algo inédito, possível, construtivo e proveitoso.

 

Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal. Motivação. Saúde Bucal. Avaliação.

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Biografia do Autor

Tailine Perondi, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

Gabriela Pegoraro, UNOESC

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

Maite Benedetti, UNOESC

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

Mariana Matté, UNOESC

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

Ana Carolina Telesca, Unoesc

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

Soraia Mariá Hack Comunello, UNOESC

Odontologia - Aréa de Ciências Da Vida

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Perondi, T., Pegoraro, G., Benedetti, M., Matté, M., Telesca, A. C., & Comunello, S. M. H. (2016). A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARA REALIZAR ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10514

Edição

Seção

Resumo Categoria II