SINAIS DE HIPERTENSÃO, DESCONHECIDOS PELO PACIENTE, DETECTADOS NA ANAMNESE EM CONSULTA INICIAL ODONTOLÓGICA: QUAL PROTOCOLO SEGUIR?

  • Roberto César do Amaral
  • Rodrigo Cecconello
  • Soraia Maria Hack Comunello
  • Léa Maria Franceschi Dallanora
  • Bruna Eliza de Déa
  • Leila Grando Amorim Mendes
  • Cleide Bertocho UNOESC

Resumo

O cirurgião-dentista, como um profissional da saúde, tem o papel de atender seus pacientes como um todo, pois, além de possuírem problemas bucais, estes podem apresentar outras doenças sistêmicas que acabam interferindo nos procedimentos odontológicos. Com este trabalho, o intuito foi relatar o caso do paciente LCS, que procurou atendimento odontológico na Unoesc Joaçaba sem saber de sua condição sistêmica de hipertensão; seria necessário que ele fosse submetido a tratamento cirúrgico-odontológico, porém, primeiramente, deveria ser estabelecido um protocolo para conduzi-lo a um tratamento médico específico para hipertensão. Por meio de anamnese e exame clínico, o paciente relatou ser sistemicamente saudável e não fazer uso de nenhum medicamento controlado. Porém, ao se aferir sua pressão arterial (PA), verificou-se que esta estava 180/110 mmHg. A partir dessa constatação, foi encaminhada uma carta à médica do paciente relatando o diagnóstico. A médica, ratificando o diagnóstico, receitou a medicação Losartana 50mg – 1 cp, v.o., 12/12h, por 30 dias. Com acompanhamento médico e aferição diária da PA, observaram-se diversas variações desta até se perceber sua estabilização, por volta do 25º dia do tratamento sistêmico. Ao analisar a evolução do caso, a médica confirmou o diagnóstico do paciente como hipertenso, o qual iniciou o uso do medicamento contínuo. Na realização do tratamento cirúrgico-odontológico, foi verificado que a PA do paciente estava sob controle, e o procedimento odontológico ocorreu sem nenhuma intercorrência. Assim, o cirurgião-dentista, como um profissional da área da saúde, não deve apenas observar a cavidade bucal, mas analisar o seu paciente integralmente, por meio de uma anamnese detalhada e um exame clínico completo.

Palavras-chave: Hipertensão. Procedimento cirúrgico. Odontologia. Protocolo. Atendimento integral.

Publicado
07-03-2016
Como Citar
do Amaral, R., Cecconello, R., Hack Comunello, S., Franceschi Dallanora, L., de Déa, B., Grando Amorim Mendes, L., & Bertocho, C. (2016). SINAIS DE HIPERTENSÃO, DESCONHECIDOS PELO PACIENTE, DETECTADOS NA ANAMNESE EM CONSULTA INICIAL ODONTOLÓGICA: QUAL PROTOCOLO SEGUIR?. Ação Odonto, 3(2), 30. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/9384
Seção
Resumo Categoria III