TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTE PORTADOR DE VON WILLEBRAND

Autores

  • Andra Eduarda Sassett Donati UNOESC
  • Julia Facenda
  • Bruna De Déa

Resumo

A doença de Von Willebrand é a doença hemorrágica hereditária mais comum. Ela afeta até 2% da população, porém, a sua verdadeira incidência é desconhecida, já que as formas leves passam despercebidas. A maioria dos casos se apresenta na forma leve e os pacientes podem apresentar exames de rotina da coagulação normais ou discretamente alterados. Ela ocorre em razão da mutação no cromossomo 12 e é caracterizada por deficiência qualitativa ou quantitativa do fator de Von Willebrand, com prejuízo na formação do fator de Von Willebrand (FvW), além de ser acompanhada por diminuição dos níveis do fator VIII coagulante (F VIII:C). A diversidade de mutações leva ao aparecimento das mais variadas manifestações clínicas, possibilitando a divisão dos pacientes em vários tipos e subtipos clínicos. O indivíduo pode apresentar sangramentos de leve à moderada intensidade, acompanhado de hematomas, sangramentos menstruais prolongados, sangramentos nasais, após pequenos cortes, extração dentária ou cirurgias em geral. O seu diagnóstico deve ser considerado sempre que surge um doente com história de hemorragias mucocutâneas repetidas, especialmente se associadas a um padrão familiar. A doença ocorre com mais frequência em mulheres; a sua forma mais grave tem uma incidência menor. Portanto, este trabalho relata um caso clínico de uma paciente atendida no componente curricular de Pacientes Especiais II na Universidade do Oeste de Santa Catarina, portadora de Von Willebrand, e apresenta uma revisão de literatura a respeito do diagnóstico, etiologia e tratamento odontológico para estes pacientes. Constatou-se que pacientes com esse tipo de coagulopatia podem e devem ser submetidos a procedimentos odontológicos. É necessário que seja feita uma anamnese cuidadosa e um elaborado plano de tratamento em conjunto com o hematologista, para que o paciente seja atendido com maior segurança e conforto possíveis.

Palavras-chave: Saúde bucal. Pacientes especiais. Doença de Willebrand.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M.P et al.Anestesia para septoplastia e turbinectomia em paciente portador de doença de von Willebrand.Relato de caso.Revista Brasileira de Anestesiologia,Campinas,SP,v.57,n.3,p.,maio/jun.2003.

ALVES, CMC., CONDE, DM., MARQUES, RVCF., LOPES, FF., Atendimento odontológico em pacientes com Hemofilia e Doença de von Willebrand, R. Arquivos em Odontologia, V. 46 l Nº 03 Jul/Set. 2010.

BAIOTTO, CR., NASCIMENTO, JC., Doença de Von Willebrand.

BALLE, V.R. et al. Cesariana em paciente com doença de Von Willebrand associada a infecção pelo HIV.Relato de caso.Revista Brasileira de Anestesiologia, Campinas,SP,v.54,n.6,p.788-793,nov./dez,2004.

BARBOSA, LT., BARBOSA, FT., CUNHA RMD., Doença de von Willebrand e anestesia, Rev. Bras. Anestesiol. v.57 n.3 Campinas maio/jun. 2007.

CHRISTOFARO, M., ELIAS, R., HID, FB., Atendimento Odontológico ao Paciente Portador de Doença de von Willebrand, 4/2004.

JOÃO, Cristina. Doença de von Willebrand. Interna de Hematologia Clínica do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, Lisboa, Vol. 8, N. 1, 2001.

MARQUES, M.P. C; LEITE, E.S.T. Cuidados nos pacientes com hemofilia e doença de Von Willebrand na cirurgia eletiva otorrinolaringológica. Revista Brasileira de Oftalmologia, Rio de Janeiro, RJ, v.69, n.1, p.40-46, jan./fev,2003.

MENDEZ, VF., SOCORRO,CB., URDANETA, MB., VIZCAÍNO, MA., Evaluating periodontal conditions in patients with von Willebrand’s disease in Hospital Universitario de Maracaibo (University Hospital, Maracaibo) –Venezuela Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2008 Mai.V.13(5):E303-6.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Sassett Donati, A. E., Facenda, J., & De Déa, B. (2013). TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTE PORTADOR DE VON WILLEBRAND. Ação Odonto, 1(1), 52. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/3918

Edição

Seção

Resumo Categoria III - São Miguel do Oeste