PERIODONTITE CRÔNICA: APRESENTAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO

  • Suele Abatti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cintia Galelli
  • Ana Cristina Berwig
  • Soraia Comunello

Resumo

A saúde bucal nos dias de hoje é dependente de vários fatores, a maioria deles está relacionado aos hábitos e à interação do próprio paciente para mantê-la estável. Existem várias doenças que podem acometer a saúde bucal no decorrer da vida, podemos destacar entre elas a doença periodontal. Trata-se de uma doença infecciosa, multifatorial e é influenciada pela resposta do hospedeiro. Clinicamente podemos observar inflamação gengival, sangramento à sondagem, perda de inserção gengival e do osso alveolar. Assim, é necessário fazer o correto diagnóstico da doença, para o dentista poder atuar e ter o sucesso na terapia, sendo fundamental a colaboração do paciente para o tratamento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um álbum seriado, demonstrando as características da periodontite crônica, seus sinais e sintomas, bem como suas formas de tratamento. O álbum é composto por onze páginas no tamanho 15 x 21; todas foram plastificadas e encadernadas. Ele é  composto por imagens que  representam os quadros de saúde e doença, assim como suas causas e outras informações básicas sobre o problema. É direcionado para as agentes de saúde da cidade de Joaçaba, para que desta maneira conduzam as informações técnicas a conhecimento da comunidade.  Resulta em uma forma de motivação à terapia periodontal, induzindo o paciente a tratar a doença, ensinar sobre as técnicas apropriadas de higiene oral e remover os fatores de retenção de placa. Conclui-se assim, que a motivação para o autocuidado tem se fortalecido como ferramenta importante no desenvolvimento de práticas em educação e saúde, principalmente em virtude da necessidade de manutenção da vontade de “cuidar de si” ao longo da vida.

Palavras-chave: Periodontite crônica. Doença periodontal. Tratamento Periodontal.

Referências

CARRANZA F.Newman, Periodontia clinica.9ªed.Rio de janeiro.R.J. Elsevier 2004.

CASELLI, CAMILE ZANONA. et al. Periodontite Crônica em Paciente Adulto Jovem: Relato de Caso Clínico. Revista Periodontia, VOL. 16 - Nº 02 - JUNHO 2006.

CHRISTGAU, et al. Periodontal healing after nou-surgical therapy whit a modified sonic scaler a controlled clinical trial.Journal of Clinical periodontology. v.33, p.749-758, 2006

FLEMMIG TF., Periodontitis. Ann Periodontol 1999; 4:32-7.

HOGA L. A influência da crença religiosa na motivação de uma cliente para o autocuidado. Rev Esc Enf USP 1993; 27:73-85.

IOANNOU et al., Hand instrumentation versus ultrasonic debridement in the treatment of chronic periodontitis a ramdomized clinical and microbiological trial. Journal of Clinical periodontology. v. 36, p. 132-141, 2009

LINDHE J. Periodontia clinica e implantodontia oral. 5º ed. Rio de Janeiro,R.J. Guanabara Koogan,2010.

NUTO S, NATIONS M, COSTA I. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(3):681-690, mar, 2007.

NUTO, SHARMÊNIA DE ARAUJO SOARES. et al. Avaliação de oficinas de autocuidado aos portadores de periodontite crônica: cuidando dos usuários e cirurgiões-dentistas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1): 913-921, 2011.

PATEL, ML. et al. A survey of Unites States Periodontists`Knowledge, Attirudes, and Behaviors Related to Tobacco-Cessation Interventions. J. Periodontology, mar., 2011.

Publicado
26-11-2013
Como Citar
Abatti, S., Galelli, C., Berwig, A. C., & Comunello, S. (2013). PERIODONTITE CRÔNICA: APRESENTAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO. Ação Odonto, 1(1), 46. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/3802
Seção
Resumo Categoria III