PERIODONTITE CRÔNICA: APRESENTAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO

Autores

  • Suele Abatti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cintia Galelli
  • Ana Cristina Berwig
  • Soraia Comunello

Resumo

A saúde bucal nos dias de hoje é dependente de vários fatores, a maioria deles está relacionado aos hábitos e à interação do próprio paciente para mantê-la estável. Existem várias doenças que podem acometer a saúde bucal no decorrer da vida, podemos destacar entre elas a doença periodontal. Trata-se de uma doença infecciosa, multifatorial e é influenciada pela resposta do hospedeiro. Clinicamente podemos observar inflamação gengival, sangramento à sondagem, perda de inserção gengival e do osso alveolar. Assim, é necessário fazer o correto diagnóstico da doença, para o dentista poder atuar e ter o sucesso na terapia, sendo fundamental a colaboração do paciente para o tratamento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um álbum seriado, demonstrando as características da periodontite crônica, seus sinais e sintomas, bem como suas formas de tratamento. O álbum é composto por onze páginas no tamanho 15 x 21; todas foram plastificadas e encadernadas. Ele é  composto por imagens que  representam os quadros de saúde e doença, assim como suas causas e outras informações básicas sobre o problema. É direcionado para as agentes de saúde da cidade de Joaçaba, para que desta maneira conduzam as informações técnicas a conhecimento da comunidade.  Resulta em uma forma de motivação à terapia periodontal, induzindo o paciente a tratar a doença, ensinar sobre as técnicas apropriadas de higiene oral e remover os fatores de retenção de placa. Conclui-se assim, que a motivação para o autocuidado tem se fortalecido como ferramenta importante no desenvolvimento de práticas em educação e saúde, principalmente em virtude da necessidade de manutenção da vontade de “cuidar de si” ao longo da vida.

Palavras-chave: Periodontite crônica. Doença periodontal. Tratamento Periodontal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARRANZA F.Newman, Periodontia clinica.9ªed.Rio de janeiro.R.J. Elsevier 2004.

CASELLI, CAMILE ZANONA. et al. Periodontite Crônica em Paciente Adulto Jovem: Relato de Caso Clínico. Revista Periodontia, VOL. 16 - Nº 02 - JUNHO 2006.

CHRISTGAU, et al. Periodontal healing after nou-surgical therapy whit a modified sonic scaler a controlled clinical trial.Journal of Clinical periodontology. v.33, p.749-758, 2006

FLEMMIG TF., Periodontitis. Ann Periodontol 1999; 4:32-7.

HOGA L. A influência da crença religiosa na motivação de uma cliente para o autocuidado. Rev Esc Enf USP 1993; 27:73-85.

IOANNOU et al., Hand instrumentation versus ultrasonic debridement in the treatment of chronic periodontitis a ramdomized clinical and microbiological trial. Journal of Clinical periodontology. v. 36, p. 132-141, 2009

LINDHE J. Periodontia clinica e implantodontia oral. 5º ed. Rio de Janeiro,R.J. Guanabara Koogan,2010.

NUTO S, NATIONS M, COSTA I. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitativo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(3):681-690, mar, 2007.

NUTO, SHARMÊNIA DE ARAUJO SOARES. et al. Avaliação de oficinas de autocuidado aos portadores de periodontite crônica: cuidando dos usuários e cirurgiões-dentistas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1): 913-921, 2011.

PATEL, ML. et al. A survey of Unites States Periodontists`Knowledge, Attirudes, and Behaviors Related to Tobacco-Cessation Interventions. J. Periodontology, mar., 2011.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Abatti, S., Galelli, C., Berwig, A. C., & Comunello, S. (2013). PERIODONTITE CRÔNICA: APRESENTAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO. Ação Odonto, 1(1), 46. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/3802

Edição

Seção

Resumo Categoria III - São Miguel do Oeste