Fibroma traumático – relato de caso

  • Rafael Luís Usinger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Caroline Barp Lorenz
  • Acir José Dirschnabel
  • Lea Maria Franceschi Dallanora
  • Grasieli de Oliveira Ramos

Resumo

O fibroma é uma lesão proliferativa de natureza benigna, classificada como a lesão mais comum da cavidade oral. Entre as suas formas está o fibroma traumático, ocasionado por trauma de repetição, com maior prevalência em mucosa jugal – linha oclusal, mucosa labial, língua e gengiva. O fibroma traumático apresenta-se na cavidade oral em forma de nódulos, geralmente assintomáticos, podendo interferir na mastigação e na fala e proporcionar desconforto ao paciente. O tratamento dessa lesão é a excisão cirúrgica. O paciente C.R.M., 58 anos, ASA II, leucoderma, do sexo masculino, eutrófico, cognitivo e coerente, compareceu à Clínica de Diagnóstico VI da Unoesc em razão de apresentar um nódulo único exofítico unilateral de aproximadamente 2 cm em seu maior diâmetro, localizado na mucosa jugal esquerda – linha oclusal, presente há cerca de 15 anos, séssil, fibroso, com bordas regulares e indolor a palpação. Foi submetido à biópsia excisional da lesão e verificou-se a dificuldade em remover a lesão sem dilacerar a peça cirúrgica; realizou-se um nó no centro da lesão com fio de seda 4.0. A peça cirúrgica foi acondicionada e identificada em um frasco contendo formol a 10% para confirmação da hipótese de diagnóstico por meio de exame histopatológico. No exame histopatológico foi confirmada a compatibilidade com fibroma traumático. O período pós-operatório imediato foi tranquilo, sendo necessária somente a prescrição de um analgésico durante três dias. Considerando-se a possibilidade de recidiva da lesão, é de fundamental importância que a realização de remoção completa da lesão, pois o prognóstico apresenta-se favorável.

Palavras-chave: Cirurgia bucal. Fibroma. Estomatologia.

Referências

HUPP, James R.; ELLIS III, Edward.; TUCKER, Myron R.; Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. xii, 692 p.

NEVILLE, Brad W.; DAMM, Douglas D.; ALLEN, Carl M.; BOUQUOT, Jerry E. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. xviii, 972 p.

Publicado
14-03-2018
Como Citar
Usinger, R. L., Lorenz, A. C. B., Dirschnabel, A. J., Dallanora, L. M. F., & Ramos, G. de O. (2018). Fibroma traumático – relato de caso. Ação Odonto, (2). Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/15884
Seção
Resumo Categoria II