O PAPEL DA VISITA DE CAMPO NO APRENDIZADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS – RELATO DE CASO

Autores

  • Mariana Matté Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Carolina Telesca
  • Camila Pocera
  • Claudia Wesoloski
  • Ana Carolina Oliveira Peres

Resumo

A evolução histórica das políticas públicas de saúde relaciona-se diretamente à evolução política, social e econômica da sociedade brasileira. As políticas públicas de saúde bucal atravessaram historicamente um processo de evolução focado no individualismo e na exclusão social. O objetivo com o presente trabalho foi realizar um relato crítico de experiência tendo como referência a história das políticas públicas em Saúde Bucal (SB) no Brasil. Ao realizar a visita de campo à Escola Irmã Filomena Rabelo, em Treze Tílias, notou-se a marca de uma das primeiras políticas de inclusão do cirurgião-dentista (CD) no serviço público, com o Serviço Dentário Escolar (SDE) e a existência de consultórios odontológicos em espaços escolares. O atendimento prestado no SDE caracterizava-se por ser de livre demanda, com ações exclusivamente individuais e sem planejamento; na escola, o atendimento permanece como no SDE, mas já com traços de agendamento e planejamentos para os procedimentos realizados. O Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) implantou as programações da Odontologia Sanitária a partir do Sistema Incremental (SI), inovador como política pública por parte do Estado, mesmo focalizadas no escolar, mas que se expandiam para ações de caráter preventivo. Outras políticas foram implantadas ao longo dos anos, mas até o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da inclusão da SB nas equipes da Saúde da Família (SF), a atuação do CD no setor público se manteve na escola e para os escolares. Diante do exposto, a Cidade de Treze Tílias revelou, ainda nos dias atuais, a força das políticas públicas na atuação do CD, pois apesar de ter equipes de SF, ainda mantém o modelo de saúde para os escolares, com consultório odontológico e CD dentro da escola, o qual realiza trabalho curativo e preventivo. Dessa forma, a visita foi importante para se observar que, na prática, permanecem alguns aspectos das políticas públicas passadas.

 

Palavras-chave: Políticas públicas de saúde bucal. Sistema Único de Saúde. Visita de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SILVESTRE, José Amilton Costa, et al. Do Brasil sem Dentes ao Brasil Sorridente: Um Resgate Histórico das Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil. Ceará, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/Do%20Brasil%20sem%20Dentes%20ao%20Brasil%20Sorridente.pdf. Acesso em: 30 out. 2016

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad17.pdf>. Acesso em: 30 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL. Brasília, 2004. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_politica_nacional_de_saude_bucal.pdf>. Acesso em: 30 out. 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-14

Como Citar

Matté, M., Telesca, A. C., Pocera, C., Wesoloski, C., & Oliveira Peres, A. C. (2017). O PAPEL DA VISITA DE CAMPO NO APRENDIZADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS – RELATO DE CASO. Ação Odonto, (2). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/12528

Edição

Seção

Resumo Categoria II