CÂNCER DE BOCA: ATUAÇÃO DETERMINANTE PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE

Autores

  • Felipe Telesca UNOESC
  • Rafael Fiorese Costa

Resumo

 

Os números relativos quanto aos casos de câncer de boca no Brasil vêm aumentando ao longo dos últimos anos, segundo INCA a estimativa para o ano de 2016 é de 15.490 novos diagnósticos. Apesar de a cavidade oral ser considerada como um local de fácil acesso a maioria dos diagnósticos é feito em estágio avançado, sendo um desafio para os profissionais, onde exames mais invasivos são necessários, como biopsia excisional, trazendo transtornos na recuperação e na estética do paciente. Vendo que o diagnóstico precoce é de suma importância para o êxito de cura sem maiores repercussões estético e funcional tal estudo vale-se pela orientação ao profissional sobre as dificuldades encontradas para o diagnóstico precoce, sendo uma revisão literária abrangendo aspectos sociais e patológicos do câncer bucal. O tratamento quando não diagnosticado precocemente envolve recursos terapêuticos complexos de alto custo, mutiladores, com resultado estético pouco satisfatório e ainda assim não possibilitando bom índice de cura. O baixo grau de conhecimento quanto à atuação frente aos fatores de risco ligados a etiologia e sua relação com a possível evolução do câncer bucal denotam a limitação do cirurgião-dentista frente ao apoio na redução de hábitos de tabagismo e etilismo da população de risco ao câncer de boca. O enquadramento clínico ambulatorial consolidado da profissão é um fator deletério para que o diagnóstico precoce seja estabelecido, o entendimento da realidade pessoal, hábitos e costumes são condutas pouco valorizadas nas escolas da saúde dificultando a relação médico-paciente. O cirurgião-dentista assume invariavelmente um papel estratégico e de destaque na identificação do câncer bucal, responsabilizando-se além do exame acurado da cavidade oral como também na atuação fora dos limites ambulatoriais, visualizando riscos e hábitos perniciosos da população, considerando as individualidades e orientando sobre os cuidados necessários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, José Carlos. Diagnóstico para câncer bucal entre cirurgiões dentistas da rede pública de saúde. universidade estadual de campinas. Faculdade de odontologia de piracicaba , Piracicaba, SP, jul. 2011.Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000812441>.Acesso em: 13 mai. 2016.

VASCONCELOS, Érico Marcos De. Comportamento dos cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde do município de são paulo quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer bucal. universidade estadual de campinas. Faculdade de odontologia de são paulo, São paulo, sp, set. 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23139/tde-30102006-155849/>.Acesso em: 13 mai. 2016.

PAIVA, M. D. E. B. et al. Complicações orais decorrentes da terapia antineoplásica. Arquivos em odontologia, João pessoa, pb, v. 46, n. 01, p. 1-8, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/pdf/aodo/v46n1/a08v46n1.pdf>.Acesso em: 14 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Telesca, F., & Costa, R. F. (2016). CÂNCER DE BOCA: ATUAÇÃO DETERMINANTE PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10467

Edição

Seção

Resumo Categoria I