EFETIVIDADE DE DISPOSITIVO INTRA-ORAL NA PROSERVAÇÃO DE RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS EM PACIENTE BRUXÔMANO DURANTE UM ACOMPANHAMENTO DE SETE ANOS: RELATO DE CASO.

Autores

  • Amarildo Lucas Luvison UNOESC-JOAÇABA

Resumo

O Bruxismo é uma das parafunções mais prevalentes no século XXI, sendo caracterizado pelo ato involuntário e parafuncional diurno ou noturno de ranger ou apertar os dentes.  Acontece pelo contato não funcional dos dentes maxilares ou apertamento dos dentes, resultando em uma pressão excessiva devido a contração repetitiva, exacerbada e insconsciente dos músculos masseter e temporal causando uma sobrecarga do sistema estomagtognático. O caso clínico busca descrever a evolução de um paciente bruxômano sob tratamento durante 7 anos. Paciente NA, 54 anos, esta sendo monitorado por 7 anos na Clínica Integrada I,  tendo avaliações periódicas de 6 meses em 6 meses ou de acordo com sua procura. Durante a anamnese observou-se que o paciente seguiu o tratamento, fazendo o uso do dispositivo intra-oral para proteger as restauraçoes e que o paciente apresentava uma higiene bucal satisfatória. O paciente também relatou que a placa de proteção de bruxismo havia fraturado em duas partes e mesmo assim continuava fazendo o uso do dispositivo. Ainda relatou que algumas restaurações apresentavam mudança de coloração, e que gostaria que fosse confeccionada uma nova placa, além do tratamento das cáries e troca de algumas restaurações. Durante o exame clínico observou-se que a maioria das restaurações se encontravam em um bom estado, mesmo com a placa de proteção fraturada. Como tratamento planejou-se uma nova placa de proteção para o bruxismo, foram proservadas as antigas restaurações e confeccionadas novas restaurações nos dentes que apresentavam cáries.  Contudo observou-se que a reabilitação de 7 anos atrás obteve êxito. Entretanto o paciente necessita de uma nova placa de proteção de bruxismo e frequentes proservações para ajuste no dispositivo de proteção dos dentes e novas restaurações. Confirmando o êxito do planejamento de reabilitação dos desgastes dentários através de restauraçoes estéticas e placa de proteção de bruxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATTANASIO, R. An overview of bruxism and its management. Dent Clin North Am, v.41, n.2, p.229-241, 1997.

ASH. M.M. et. al. Oclusão. São Paulo. Santos, 2001.

GIMENES, M. C. M. Bruxismo aspectos clínicos e tratamentos. Artigo publicado na Jan. 2008. Disponível em htt://WWW.portaleducação.com. br/odontologia/artigos/2008/bruxismo aspectos clínicos.Acesso em 22/04/2012

GONÇALVES, L. P. V; TOLEDO, O. A. Relações entre bruxismo, fatores oclusais e hábitos locais. Artigo publicado na revista Dental Press J. Orthod, Mar. 2010, v.15, n.2, p.97-104.

KLASSER, G. D; REI, N; LAVIGNE, G. J. Sleep bruxism etiology: the evolution of a changing paradigm. J Can Dent Assoc. 2015; 81:f2.

MACIEL,R.N. Oclusão e ATM Procedimentos Clínicos.1º ed. São Paulo: Santos, 1996.

MARTINS F; CASIMIRO M; MOLLERI, R. R. Oclusão: uma questão de princípios. Itajai, Univali, 2007.

MANFREDINI, D; AHLBERG, J; WINOCUR, E; LOBBEZOO, F. Management of sleep bruxism in adults: a qualitative systematic literature review. J Oral Rehabil. 2015; Pág.: 862-74; Jun 11.

MONTEIRO, M. C. G. Bruxismo: aspectos clínicos e tratamento, Colunista Portal - Educação. Jan. 2008, p. 3.

OKESON, J. P. Dor orofacial – Guia para avaliação, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Quintessence, ed., 1998.

PIZZOL et al; Bruxismo na infância: fatores etiológicos e possíveis tratamentos. Revista de Odontologia da UNESP. 35 ed, pg. 157-163. 2006.

REDDY, S V. KUMAR, M P. SRAVANTHI, D; MOHSIN, A H B. ANUHYA, V. Bruxism: A Literature Review. J Int Oral Health. 2014; Pag: 105-109. Nov-Dec; 6.

RURALI, R V; RANGARAJAN, P. MOUNISSAMY, A. Bruxism: Conceptual discussion and review. J Pharm Bioallied Sci. 2015; Pag: S265-S270. Apr; 7.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Luvison, A. L. (2016). EFETIVIDADE DE DISPOSITIVO INTRA-ORAL NA PROSERVAÇÃO DE RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS EM PACIENTE BRUXÔMANO DURANTE UM ACOMPANHAMENTO DE SETE ANOS: RELATO DE CASO. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10447

Edição

Seção

Resumo Categoria III - São Miguel do Oeste