Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro local; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Sempre que a pesquisa envolver o uso de animais ou seres humanos, o número de protocolo e avaliação pelo Comitê de Ética para pesquisa com animais e seres humanos (CEUA ou CEP, respectivamente) deverá ser informado e o documento digitalizado deverá ser anexado durante o encaminhamento do artigo.
  • Os autores devem anexar durante o processo de submissão uma carta (conforme modelo) onde todos os autores afirmam que estão cientes da sua participação no artigo.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para submissão de Resumos

O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular.

O texto de ser sem citações e sem referências, entre 250 e 350 palavras, revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco, estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 com margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.

No texto não devem aparecer as palavras: introdução, objetivo, material, resultados e conclusão. As mesmas ficam implícitas no seu desenvolvimento.

O título deve ser claro e explicativo, com no máximo 120 caracteres (sem espaço) deve estar posicionado no topo do resumo, centralizado, negrito e em letras maiúsculas.

A caracterização da equipe deve ser realizada seguindo a ordem de importância dentro da elaboração do trabalho, onde o primeiro é o autor principal e o último é orientador do trabalho, os demais autores devem ser ordenados de acordo com a importância na elaboração do trabalho.

Os nomes dos autores devem ficar posicionados logo abaixo do título, e organizados da seguinte forma: SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto-e-vírgula); citando um autor por linha. Cada autor leva um número no lado superior direito sobrescrito e no rodapé vai a sua biografia de acordo com o número.

Logo abaixo dos autores deve ser colocado o curso e a área do conhecimento e instituição (universidade) a qual os autores pertencem. Deve-se separar com um espaço 1,5 o título do trabalho da identificação da equipe (autor, orientador, curso e área do conhecimento) e esta do início do texto.

Após o final do texto espaço de 1,5 palavras chave, e a fonte de financiamento (se existir) e depois desta o(s) e-mails do autor principal e orientador. O número máximo de autores não deve ultrapassar o número de 8 (oito).

O conteúdo do resumo deverá abordar na forma de texto as seguintes etapas: 

Revisão de literatura e pesquisa: 

  1. a) Introdução: A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema, introduzindo o assunto e escrever de maneira geral o tema. Essa parte deve possuir no máximo quatro linhas.
  2. b) Objetivo: breve objetivo do trabalho.
  3. c) Metodologia: breve descrição dos procedimentos realizados.
  4. d) Resultados (parciais ou finais): descrever os resultados encontrados no trabalho.
  5. e) Considerações Finais: descrever as conclusões do trabalho e repercussões que este pode trazer para a odontologia.

Observação: o texto deve comtemplar os itens mencionados acima no entanto os mesmos não devem aparecer escritos. 

 

Relato de caso:  

  1. a) Introdução: A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema, introduzindo o assunto e escrever de maneira geral o tema. Essa parte deve possuir no máximo quatro linhas.
  2. b) Objetivo: breve objetivo do trabalho.
  3. c) Relato de caso: breve relato do caso apresentado.
  4. d) Considerações Finais: descrição da finalização do caso, e possíveis repercussões do mesmo.

OBS: no título do trabalho deve constar as palavras Relato de Caso. O texto deve comtemplar os itens elencados acima no entanto os mesmos não devem aparecer escritos.

Palavras-chave: devem aparecer ao final do resumo, devem ser adicionadas de três a cinco palavras chaves que sejam relevantes para a descrição do trabalho, iniciadas com letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12 e ponto na separação entre elas. 

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

IMPORTANTE: A consulta das palavras chaves deve ser realizada no site: http://regional.bvsalud.org/php/decsws.php

Diretrizes para submissão de Artigos:

Os artigos e resenhas submetidos aos anais Ação Odonto devem obedecer aos critérios a seguir.

  1. Serão aceitos artigos originais de pesquisa, revisão de literatura e relato de caso. Os artigos devem ser elaborados em Word, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda. Os artigos devem apresentar extensão de 8 a 12 páginas. O número máximo de autores permitidos será de 8 (oito), sendo o primeiro o autor principal e o último o orientador do trabalho, os demais autores devem ser ordenados de acordo com a importância na elaboração do trabalho.
  2. As páginas devem ser numeradas à margem superior direita.
  3. Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As ilustrações devem ser salvas em formato JPEG. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Símbolos e fórmulas matemáticas devem ser elaborados em software que possibilite a formatação para o programa In Design, sem perda de suas formas originais. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.
  4. De acordo com a NBR 6022 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003), a publicação deve ser constituída por:

4.1    Elementos pré-textuais

  1. a) Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.
  2. b) Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
  3. c) Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras.
  4. d) O resumo em língua estrangeira deve estar após o resumo na língua do texto, seguindo as mesmas regras do item c.
  5. e) Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A consulta das palavras chaves deve ser realizada no site: http://regional.bvsalud.org/php/decsws.php.
  6. f) Palavras-chave na língua estrangeira.

A ABNT determina que o prenome e sobrenome apareçam de forma direta. No caso do prenome, o autor pode optar por abreviar o primeiro nome se quiser. No caso de mais autores ir colocando os nomes em linhas diferentes, sendo que o primeiro é o autor e o ultimo e orientador. Quando há mais de um autor, é preciso apresentar um currículo para cada autor, onde deverá ser informado vinculação corporativa e o endereço para contato. NBR 6022.

 4.2    Elementos textuais

  1. a) Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado.
  2. b) Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Essa parte do texto deve ser dividida em seções (materiais e métodos; resultados e discussão) e subseções, onde a parte de resultados e discussão podem aparecer em um único tópico ou em seções diferentes.
  3. c) Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.

4.3 Elementos pós-textuais

  1. a) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2018b). O título Referências deve ser apresentado com letras maiúsculas, em negrito e centralizado. As referências devem estar escritas de acordo com o estilo ABNT.

A lista deve ser padronizada quanto ao recurso tipográfico (negrito, itálico) utilizado para destacar o elemento título ou o tipo de documento. Também quanto à adoção ou não de elementos complementares, é preciso uniformizar todas as referências. A lista das referências é o único elemento textual do trabalho que fica alinhado à margem esquerda.  (Consultar e-book Normas da ABNT: orientações para a produção científica, p. 105, disponível em: https://www.unoesc.edu.br/editora/livros-single/normas-da-abnt)

Para a lista de referências, seguem alguns exemplos.

REFERÊNCIAS

ZANELLA, Rodrigo. Projeto elétrico de uma edificação multifamiliar. 2015. Traba­lho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2015. 1 CD-ROM.

 Livro

 AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004. 205 p.

 Capítulo de livro

 WIRTH, Ângela Fleck. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

 Artigo de Revista

 SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

 Texto eletrônico

 BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2007.

  1. Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). Para as citações literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema numérico, conforme exemplos: Segundo Vallejo¹, as orientações [...] ou: As orientações¹ [...].
  2. Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:

 1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária

  1. As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.

 Orientações gerais

  1. a) A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.
  2. b) O texto deve passar por revisão linguística antes de ser encaminhado à Editora
  3. c) O artigo deve ser inédito, seguindo a linha editorial da revista. Serão submetidos à apreciação do corpo editorial, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações forem demasiadas, os avaliadores podem rejeitar o artigo de maneira bem-fundamentada. Após a avaliação os autores terão um prazo máximo de 30 dias para a realização das alterações solicitadas, caso as mesmas não sejam realizadas dentro do prazo o artigo será automaticamente rejeitado, podendo o artigo ser submetido a uma nova avaliação para a submissão.
  4. d) Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para edição.
  5. e) O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

Importante

A Revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista. O acesso aos artigos, resenhas, relatos de experiências e demais textos será permitido, não sendo autorizada qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais de publicação à Revista.

Fica sob responsabilidade dos autores a verificação das alterações e/ou solicitações através do site da Revista.

Para ciência dos autores, informarmos que o material editado (originais, rascunhos, miolo) permanecerá armazenado na Editora Unoesc pelo período de um ano, após ser publicado, conforme Política Editorial, sendo posteriormente reciclado.

A inscrição de trabalhos pelos acadêmicos de 1ª a 10ª fases do Curso de Odontologia/UNOESC/Jba, só poderá ser realizada com a presença de um professor orientador da instituição, caso contrário o trabalho NÃO será avaliado pela Comissão de Avaliação. A inscrição de acadêmicos de outros cursos da UNOESC e/ou de outras instituições só será permitida com a presença de um professor orientador e/ou profissional responsável.

É obrigatório anexar o Termo de Ciência para autores referente à participação no trabalho, devidamente assinado por todos os autores. O modelo está disponível no item "Sobre" dos Anais.

Fica sob responsabilidade dos autores a verificação das alterações e/ou solicitações através do site dos anais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.